domingo, 10 de abril de 2011

Dia Global do Voluntariado Jovem



No mês de abril serão comemoradas duas datas especiais: o Dia da Terra (22) e o Dia Global do Voluntariado Jovem 2011 (15, 16 e 17). Que tal unirmos essas comemorações para promovermos a cidadania e trabalharmos para um mundo melhor?

A carta da Terra

O Dia da Terra foi criado pelo senador estadunidense Gaylord Nelson na década de 70, mas só nos anos 90 que a data se internalizou. O Dia tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas de contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Em 2000 foi criada a Carta da Terra, uma declaração de principios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa,sustentável e pacífica. A Carta foi concluída após uma década de diálogo intercultural. A principio, era uma iniciativa das Nações Unidas, mas se finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil.

O Dia Global do Voluntariado Jovem

O Dia Global do Voluntariado Jovem é composto por uma série de ações voluntárias protagonizadas principalmente por jovens e crianças. Em um fim de semana singular, milhares de atividades são feitas em varias partes do mundo, para mostrar a força do trabalho voluntário.

O DGVJ acontece desde 2000 em mais de 120 países. Este ano será de 15
a 17 de abril.

Confira algumas dicas de ações que você pode promover:
• Limpe uma praça ou uma praia de sua cidade
• Plante uma árvore num lugar adequado
• Doe sangue
• Faça um curso e ensine algo que saiba a mais pessoas
• Visite um orfanato ou um asilo
• Ajude um amigo com dificuldades em alguma matéria a estudar
• Seja voluntário em sua casa: ajude nos trabalhos domésticos


Nenhum comentário:

Postar um comentário