sábado, 9 de abril de 2011

Metodologia Guerreiros Sem Armas


Os sonhos são propulsores de ações concretas e é preciso PLANEJAMENTO, DETERMINAÇÃO, TRABALHO e CORAGEM!

Fiquei sabendo do Programa Guerreiros Sem Armas pela Fran e achei interessante a metodologia elaborada, além do projeto ser lindo, claro!

E então, por que não infectar o mundo sistemática e conscientemente (daqueeeela forma mega positiva que nem precisamos explicitar aqui =D)??

Segue abaixo a metodologia contagiante.

Fazer bem o bem faz bem!


Obs.: Fraaan, lindona! Parabéns por participar deste projeto e por acreditar que ser simples é ser incrível!  *-*




"Todo mundo quer e pode transformar o mundo! E isso será possível se pudermos fazê-lo de livre e espontânea vontade, sem sofrimento, e com a segurança de que nossos esforços estão sendo efetivos!

A reação diante das grandes tragédias – como a seca no Nordeste, o Tsunami na Ásia ou a fome na África – prova que o ser humano é solidário por natureza. É difícil manter-se imune à comoção dos acontecimentos mundiais e o desejo primeiro é poder fazer algo, como mandar algum alimento, remédio ou mesmo dinheiro. Porém, muitas vezes, ficamos conformados ao assistir, passivamente, ao sofrimento dos que estão tão longe de nós. O desafio passa a ser, então, olhar em nossa volta, perceber que há muito que fazer no lugar onde estamos e começar a transformação aqui e agora!

Nossa forma de trabalhar está direcionada justamente para que a solidariedade aconteça também no cotidiano das relações sociais, na realidade que nos cerca.

Nossa metodologia passa pelas seguintes etapas: o Olhar, o Afeto, o Sonho, o Cuidado, o Presente, a Celebração

O Olhar – o exercício e cultivo de uma visão apreciativa sobre a comunidade (grupo) e seu ambiente, com vistas a criar um cenário de abundância de recursos e possibilidades. Bem como, identificar e valorizar a presença e o potencial de contribuição de cada pessoa.

O Afeto – o estímulo para o estabelecimento de relações afetivas entre as pessoas propiciando o surgimento da confiança e do cuidado mútuo, elementos que alimentam e fortalecem o trabalho coletivo. O exercício da escuta é uma habilidade essencial dessa disciplina

O Sonho – propiciar o espaço e a relação adequados para a expressão das melhores e mais profundas aspirações que todos temos. Construir uma imagem do melhor que gostaríamos de realizar transcendendo a prática comum de identificar problemas. Normalmente quanto mais genuíno, profundo e precioso é o sonho mais apoio ele tem por parte de toda a comunidade.

O Cuidado – o planejamento cuidadoso de estratégias e projetos que realizarão amplamente as expectativas de um conjunto de sonhos comuns. Respondendo a questão de como caminhar juntos cuidando de si, do outro e de um sonho comum ao mesmo tempo.

O Milagre – a ação do coletivo motivado pelas suas melhores qualidades e habilidades, munido da abundância de recursos existentes na comunidade, confiante pelos laços afetivos que o unem e motivado por seus melhores sonhos comuns. É um presente fora do comum que você dá a si e ao outro.

A Celebração – o reencontro após a jornada de ação para partilhar a alegria da realização conjunta, reconhecer e celebrar a contribuição de cada um na conquista coletiva. É quando a realização física e a experiência vivida ganham ainda mais sentido porque estão alimentando a celebração da vida."
.
Fonte: http://guerreirossemarmas.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário