sábado, 23 de abril de 2011

Quantos litros de água você consome por dia?

Não sei você, mas eu nunca fiz esta conta. Agora, descobri que não é pouco.  Não mesmo. No próximo 22 de março, ou terça-feira que vem, é o Dia Mundial da Água. Para que a data não passe em branco, uma exposição de fotos no metrô Sé, de São Paulo, vai chamar a atenção dos passageiros sobre seus hábitos de consumo.

Segundo estimativas, cada pessoa consome, por dia, cerca de 5 mil litros de água. No ano, é o equivalente à metade de uma piscina olímpica. A agricultura é o maior consumidor de água doce do mundo. São gastos cerca de 21 mil litros de água para se produzir 1 kg de café torrado. Uma simples xícara de café (7 gramas do grão) consome 124 litros. E três lâmpadas acesas durante uma hora consomem 48 mil litros de água.

A exposição não traz retratos necessariamente da água. São imagens do nosso cotidiano – e de tudo que, implicitamente, usa água para existir ou acontecer. As fotos fazem parte do livro Hydros IV – Cotidiano, da Mexichem Brasil (dona da marca Amanco), e foi produzido pela Satori Editorial.
A publicação vai ser lançada no mundo inteiro, em três línguas (português, inglês e espanhol). Fotógrafos de diversos países da América Latina contribuíram para o livro. A partir de 4 de abril, a exposição de fotos vai para o Conjunto Nacional, na avenida Paulista.

O desafio das imagens é mostrar, em “primeira pessoa”, a relação diária com a água. “A fotografia evidencia momentos de ligação com a água, dos quais não somos necessariamente conscientes e, por isso, deixamos de entender o impacto das nossas ações”, diz Yazmín Trejos, gerente de Comunicação Corporativa da Mexichem Brasil e coordenadora editorial da publicação.

O Hydros IV é parte de uma série de livros fotográficos concebidos como um canal de sensibilização. Nas edições anteriores, a série mostra: 1) a água como um elemento vital. 2) Um chamado para que todos se transformem em agentes renovadores. 3) E os desafios mais urgentes enfrentados pelo setor de saneamento.

Algumas das fotos da exposição:


Por ano, você consome aproximadamente a metade de uma piscina olímpica

Só pra começar o dia, numa chuveirada de 10 minutos, você consome 100 litros de água


4 litros para escovar os dentes


5 litros para lavar as mãos

São gastos cerca de 21 mil litros de água para se produzir 1 kg de café torrado

E já na sua primeira xícara, você gasta 7 gramas desse café, o que representa 140 litros de água

E o seu omelete com 4 ovos consumiu 800 litros de água

Sem falar no resto do dia…

Fotos: Heloísa Bortz, Animaux Corp., Kiko Coelho, Sergio Rodríguez, Adela Marin, Sussy Vargas

(Aline Ribeiro)

Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/planeta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário