sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mães em grupo


Parto natural ou cesárea? Quais os cuidados que precisamos ter com o bebê? Amamentar por quanto tempo? A chegada do bebê faz surgir um monte de dúvidas.
Pensando nisso, muitas mães e voluntárias estão criando ONGs e grupos para reunir mães e compartilhar informações sobre formas de amamentação, cuidados com os bebês e experiências do cotidiano materno.
Um exemplo é a ONG carioca Amigas do Peito, que promove reuniões para incentivar principalmente a amamentação. O grupo ainda oferece um atendimento por telefone para tirar dúvidas e ajudar mães na hora de amamentar.
Questões da maternidade de quem espera pelo primeiro bebê ou já teve filhos também aparecem nos encontros semanais do Gama, uma associação paulista que conta com profissionais de diversas áreas para dar auxílio e tirar dúvidas. Lá, médicos, doulas e psicólogos dão todo tipo de apoio para as mães.
Como os encontros reais nem sempre são possíveis, há também uma série de comunidades virtuais em que as mães podem buscar apoio, repartir experiências ou tirar dúvidas, como acontece na comunidade online Parto do Princípio.
Todos esses grupos têm o mesmo objetivo: tornar a maternidade tranqüila e saudável para a mãe e o filho. Quem já recorreu a essa ajuda garante que funciona.
“Minha gravidez foi muito feliz e os primeiros meses do bebê também foram bem tranqüilos já que eu sabia muitas informações. Foi muito importante o apoio dos grupos e ONGs. Descobri que podia dançar com o meu bebê, dar banho de balde e até ir ao teatro”, diz Ana, que participou de um curso de gestante e teve bastante apoio de ONGs e grupos.

Fonte: Revista Vida Simples / Crescer / Pais e Filhos / Extra / Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário