sexta-feira, 13 de maio de 2011

Não jogue fora


Nem tudo o que se joga fora é lixo: muitas coisas que descartamos por falta de uso ou de espaço ainda podem ser utilizadas.
Pensando nisso, três estudantes de design em Veneza criaram o projeto Rifiuto con Affetto (rejeitado com afeto).
Elas modificaram um contêiner de lixo comum colocando prateleiras internas e duas portas transparentes na parte da frente para deixar tudo à vista, como numa vitrine. Lá dentro são deixados objetos, roupas, sapatos que ficam à disposição de quem passa e ganham uma segunda chance ao serem escolhidos por alguém.
“O objetivo do projeto é estimular uma reflexão individual sobre o desperdício, fazer com que as pessoas pensem se acumulam objetos por necessidade ou por imposição da indústria”, afirma Roberta Bruzzechesse, uma das criadoras do Rifiuto con Affetto.
Já houve quem encontrasse uma impressora em ótimo estado e quem levasse para casa um belo par de botas.
“A gente quer que as pessoas entendam que esses objetos que elas jogam no lixo podem ter uma segunda vida e que é importante cada um de nós ajudar a reduzir os resíduos em geral”, diz Roberta.
Os contêineres foram colocados em vários pontos de Veneza, e a população recebeu instruções de como usá-los. A idéia agora é que o projeto cresça e essas vitrines se espalhem por toda a cidade e, quem sabe, pela Itália.
Enquanto a idéia não pinta por aqui, você pode refletir sobre o que anda jogando fora. Será mesmo que não pode interessar a alguém?

Fonte: Revista Vida Simples / Tafter

Nenhum comentário:

Postar um comentário