segunda-feira, 16 de maio de 2011

Plantando na cidade



Qualquer cantinho pode virar uma horta: uma parte do quintal, um espaço da garagem, até mesmo a laje do telhado de casa.

É isso que propõe o projeto Plantando na Cidade, do curso de agronomia da Faculdade Cantareira, de São Paulo, que incentiva a instalação de hortas sobre telhas em espaços pouco valorizados da metrópole, como lajes, quintais e terrenos de imóveis comerciais e residenciais.

O processo de criação das hortas é simples: blocos de alvenaria suportam telhas de fibra ou cimento, que são cobertas com terra. Aí, é só plantar as sementes, manter a horta em local com incidência de um mínimo de quatro horas diárias de sol e seguir as regras de cultivo.
Em espaços de 2 metros quadrados, já dá para plantar alimentos suficientes para substituir a ida à feira.

A idéia é incentivar as pessoas a ter um contato maior com a natureza, uma alimentação melhor, mostrar como pode ser simples ter uma horta mesmo no ambiente urbano e ainda diminuir as ilhas de calor e reduzir a emissão de carbono.

“Através de cursos e campanhas, queremos levar a horta sobre telhas para todos. Nós queremos espalhar o verde pela cidade. Ocupar lajes, telhados. A horta do futuro é essa: perto de casa, perto de onde as pessoas vivem. Porque ela se integra não só à alimentação, mas também à mudança da qualidade de vida”, afirma Marcos Victorino, idealizador do projeto.

Fonte: Revista Vida Simples / Repórter Eco / O Guia Verde / Planeta Sustentável / Globo Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário