domingo, 15 de maio de 2011

Música, além de qualquer fronteira

 
Não importa quão distantes estamos uns dos outros, seja por questões geográficas, ideológicas, religiosas, políticas, econômicas, culturais ou étnicas, a música tem o poder de romper qualquer barreira e nos unir sob a sensação de que somos todos seres humanos, com necessidades interiores muito parecidas.

Foi pensando nisso que o engenheiro de som Mark Johnson criou, em 2005, o projeto Playing for Change, que une músicos de rua de diversos lugares do mundo para interpretar canções de paz, tolerância e amor.

A idéia do projeto, que nasceu nas ruas da cidade de Santa Monica, na Califórnia, é conectar pessoas de todo o planeta, inspirá-las para transformar o mundo e promover a paz.
Para isso, o grupo construiu um estúdio móvel com os mesmos equipamentos usados nos melhores estúdios e, depois de gravar a música Stand By Me, na versão de John Lennon, com o músico Roger Ridley, percorreu subúrbios, reservas indígenas, vilas africanas e comunidades distantes, em busca de músicos locais que acrescentassem seu talento à construção de uma obra coletiva.

O resultado disso é um vídeo impressionante com todos cantando juntos sem nunca terem se encontrado (www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM).

Mais que um projeto de música, o Playing for Change é um movimento global de paz e compreensão, que consegue mostrar a força que temos quando nos unimos por uma mesma causa.

O movimento, aberto à adesão do público, gravou outras músicas ao longo desses cinco anos de existência e, atualmente, os músicos das mais diversas localidades realizam shows, juntos, pelo mundo.

A renda das apresentações é destinada para construir escolas de música e arte em comunidades carentes.


Fonte: O Globo / Blog Planeta Sustentável / Playing for Change

Nenhum comentário:

Postar um comentário